Toyota Celica Twin Cam Turbo, Juha Kankkunen, Rali de Portugal 1984 - kit Aoshima/Beemax

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Kostinha
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Re: Toyota Celica Twin Cam Turbo, Juha Kankkunen, Rali de Portugal 1984 - kit Aoshima/Beemax

Mensagem por Kostinha » sexta mar 29, 2019 7:11 pm

Olá amigos,

Hoje mostro o trabalho que efectuei nos extintores do Celica, como vou utilizar o set de PE comecei por remover as cintas moldadas no plástico, depois pintei-os com primário branco, corrigi alguns pequenos pormenores e de seguida pintei os extintores com o spray TS-49 da Tamiya, depois de secos, pintei os manipulos de prateado, coloquei os decalques e depois as cintas em PE, confesso que gostei do aspecto final.

O que acham?

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Um abraço a todos.

Kostinha

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Mike
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Re: Toyota Celica Twin Cam Turbo, Juha Kankkunen, Rali de Portugal 1984 - kit Aoshima/Beemax

Mensagem por Mike » sexta mar 29, 2019 8:20 pm

:shock: perfeitos

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Re: Toyota Celica Twin Cam Turbo, Juha Kankkunen, Rali de Portugal 1984 - kit Aoshima/Beemax

Mensagem por Kostinha » terça abr 02, 2019 5:30 pm

Olá amigos,

Hoje coloco mais umas imagens da construção do Toyota Celica TCT, uma das bombas icónicas do Grupo B.

Desta vez, mostro alguns pormenores da pintura e colagens que efectuei nos componentes mecânicos, chassis, roll-bar, etc.

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Por fim, não resisti a colocar a carroceria sobre as rodas para ter uma ideia do tamanho e aspecto do conjunto, é que a vontade de o ver terminado é muito forte eheheh

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Grande abraço a todos.

Kostinha

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Re: Toyota Celica Twin Cam Turbo, Juha Kankkunen, Rali de Portugal 1984 - kit Aoshima/Beemax

Mensagem por Kostinha » sábado abr 06, 2019 9:42 pm

Boa noite caros modelistas,

Vamos lá continuar a construção deste excelente kit da Beeamax, hoje mostro o trabalho efectuado no chassis, a pintura e weathering do conjunto motor/caixa de velocidades, a colocação de um "heat shield" na zona envolvente do tubo de escape e posteriores efeitos de descoloração do escape e respectiva zona de protecção, ainda não está terminado, brevemente fartei um update aos restantes efeitos aplicados nesta zona.

Vamos às fotos:

Pintura básica do escape, motor e caixa de velocidades, ainda sem aplicação de efeitos e colagem do heat shield na zona do tubo de escape:

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Começo da aplicação de weathering no motor e caixa, pelas técnicas de wash e pincel seco:

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Aplicação de uma primeira demão de verniz mate no motor e na caixa, após a secagem dos efeitos aplicados:

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Início da aplicação dos efeitos de aquecimento no tubo de escape e respectivo "heat shield":

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E um pequeno "dry-fit" das suspensões dianteira e traseira para verificar os encaixes:

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Por hoje é tudo, to be continued....... ;)

Um abraço.

Kostinha

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Re: Toyota Celica Twin Cam Turbo, Juha Kankkunen, Rali de Portugal 1984 - kit Aoshima/Beemax

Mensagem por ricpavao » domingo abr 07, 2019 9:18 pm

Boas.
Depois de ver estes trabalhos (de alta qualidade)fez despoletar a vontade de por mãos em dois modelos que estavam esquecidos na prateleira.
Continuação de bom trabalho.

Abraço dos Açores
Ricardo Pavão

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Re: Toyota Celica Twin Cam Turbo, Juha Kankkunen, Rali de Portugal 1984 - kit Aoshima/Beemax

Mensagem por Smiley » quarta abr 10, 2019 1:56 pm

Ainda estou para ver se alguém ousa encontrar defeitos neste modelo. :?
Dá gosto ver coisas assim. Kostinha, não te dou agora o parabéns, porque irão saber-te melhor no final do modelo. :D

Um abraço
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Re: Toyota Celica Twin Cam Turbo, Juha Kankkunen, Rali de Portugal 1984 - kit Aoshima/Beemax

Mensagem por Kostinha » quarta abr 10, 2019 8:34 pm

Olá a todos.

Nesta segunda parte do processo de wheathering do tubo de escape mostro a montagem final de todo o conjunto. Este kit tinha o escape dividido em duas partes, sendo que uma delas estava moldada no próprio chassis, assim sendo, tive que inventar uma solução para montar e colar o tubo restante de modo a não se notar muito a junção entre as duas partes.

Desta forma, lembrei-me de simular um cordão de soldadura na zona de união das duas peças, mas como fazer?

Utilizei putty que coloquei na zona de união devidamente mascarada, esperei que secasse um pouco e apliquei os efeitos de cordão de soldadura com a ponta redonda de um palito de madeira, muito suavemente de modo a não retirar o putty nem afundar muito o próprio cordão.

Depois foi só pintar o escape naquela zona, aplicar os efeitos de aquecimento e um pouco de pincel seco e washes para dar um pouco de profundidade e sombreado, para terminar, todo o tubo de escape foi envernizado com verniz mate para selar os efeitos.

Esta é a parte do escape que está moldada no chassis:

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Primeira aplicação de putty para encher a zona de união:

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Putty aplicado e simulação de efeito de soldadura:

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Pintura da zona da soldaura e envolvente mais próxima:

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Efeitos aplicados e mascaramento para aplicação de verniz mate:

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O resultado final:

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E por hoje é tudo, agradeço-vos os comentários e as palavras de incentivo que têm colocado neste tópico, são um grande alimento para o ego de qualquer modelista, muito obrigado amigos!

Um grande abraço a todos.

Kostinha

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Re: Toyota Celica Twin Cam Turbo, Juha Kankkunen, Rali de Portugal 1984 - kit Aoshima/Beemax

Mensagem por Mike » quinta abr 11, 2019 9:42 am

:shock: Que trabalheira !!!

:roll: resultado: Trabalho perfeito

Continua ;)

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Re: Toyota Celica Twin Cam Turbo, Juha Kankkunen, Rali de Portugal 1984 - kit Aoshima/Beemax

Mensagem por Kostinha » sábado abr 13, 2019 9:52 pm

Boas, vamos lá ao que interessa.

Mais uns pequenos avanços na construção deste modelo, comecemos pela montagem dos radiadores frontais:

Colagem do radiador principal, com o auxílio de fita para o manter na posição durante a secagem da cola:

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Radiador mais pequeno, cuja tubagem foi pintada de prateado e preto mate a simular a borracha de união, que por sua vez recebeu duas abraçadeiras em metal:

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Mais uma foto deste conjunto, onde destaco a vermelho o suporte do radiador mais pequeno, onde foram efectuados dois furos na zona indicada para ficar de acordo com as fotos de referência, no kit esta zona era apenas um pedaço triangular de plástico, sem nenhum detalhe:

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Duas fotos da zona frontal onde é visível o suporte do radiador com os dois furos que referi acima:

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Passando para o interior do cockpit, mostro a colocação de dois pequenos fechos em metal fotogravado, que foram colados nas bolsas que existem em casa uma das portas:

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Colagem de peça em metal fotogravado no espelho retrovisor interior, para dar mais realismo:

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Agora vamos para a parte de trás do Toyota, nesta zona temos que pintar a zona da mala de preto semi-gloss, mas antes de o fazermos temos que escolher entre duas hipóteses, pintar primeiro e aplicar os decalques fornecidos com as palavras "Toyota Celica" e "Turbo" ou então utilizar as peças em metal fotogravado (com as letras em relevo) que substituem os decalques, escolhi a segunda opção.

Colei as peças e mascarei a zona antes de fazer a pintura, fiz também uma demarcação da zona a pintar com um marcador de pigmento para ter uma referência visual para a colocação da máscara:

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De seguida pintei toda a zona traseira da mala (letras incluídas) com o preto semi-gloss da Humbrol, reerência 85, a pintura foi feita a pincel:

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Deixei secar cerca de duas semanas,e após esse período de tempo e com a pintura bem seca foi altura de remover a tinta das letras em relevo, para isso, apliquei um pouco de fita à volta das letras , de modo a poder isolar a zona e proteger a área envolvente de quaisquer danos resultantes da operação que iria executar:

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Para remover a tinta, utilizei lixa de grau 1000, que apliquei muito suavemente, fiz várias passagens sem exercer pressão e aos poucos vi surgir o topo brilhante das letras fotogravadas:

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Para terminar, embebi um cotonete num pouco de diluente enamel da Humbrol e passei por cima das letras para remover quaisquer restos de tinta que pudessem ter ficado agarrados às letras, duas passagens leves foram suficientes pois corria o risco de retirar tinta a mais se continuasse a fazer esta operação, arruinando desta forma um trabalho já de si bastante moroso:

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No final ainda deu tempo para testar o encaixe dos faróis (cuja pintura mostrarei mais adiante) e da matricula traseira:

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Uma pequena brincadeira para comparar, o que acham?

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E por hoje é tudo, espero que tenham gostado.

Grande abraço.

Kostinha

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Re: Toyota Celica Twin Cam Turbo, Juha Kankkunen, Rali de Portugal 1984 - kit Aoshima/Beemax

Mensagem por Kostinha » segunda abr 15, 2019 5:40 pm

Olá a todos, vamos a mais um avanço para ver se conseguimos colocar esta construção em dia, desta vez saltamos para os detalhes mais finos e trabalhosos.

O tablier/painel de instrumentos:

Depois de ter sido pintado com preto semi-gloss, o tablier foi detalhado com várias cores, seguindo sempre as imagens de referência, para ficar de acordo com o carro verdadeiro, foram assim pintados os vários interruptores, luzes avisadoras, os dois trips, assim como as grelhas de ventilação:

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Depois, reparei que o kit fornecia uma luz avisadora de red-line que deveria ser pintada de vermelho transparente e ser colada no centro do tablier, como podem ver na imagem, a peça fornecida era muito pequena e tinha uma pontes de ligação enormes, o que iria dificultar o trabalho de corte e limpeza, assim como a própria pintura, decidi por isso fazer um pequeno bolbo em alumínio, durante a hora de almoço e utilizando o torno mecânico que é a minha ferramenta de trabalho quase todos os dias, nas imagens abaixo podem observar a peça que manufacturei ao lado da peça em plástico e respectivas pontes de ligação ao sprue..

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Aqui uma foto da peça, colocada na minha mão, são apenas 2,4 mm de diâmetro, nem imaginam o trabalho que deu fazer esta peça numa máquina que está preparada para maquinar peças para motores marítimos em grande escala :P

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Fixei a peça num pouco de Blutack (deixei um pino na base para esse efeito aquando da manufactura) e pintei-a com vermelho transparente da Humbrol, confesso que gostei do resultado obtido pois a base em alumínio fornece o reflexo necessário para simular uma luz avisadora:

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Enquanto a luz avisadora secava avancei mais um pouco no tablier, coloquei os decalques, envernizei os mesmos com verniz brilhante para simular os vidros/plástico transparente que cobrem estes instrumentos e detalhei mais um pouco os trips do co-piloto

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Aqui, mais uma demão de verniz para nivelar os mostradores, pois o verniz tem tendência a afundar no centro e ficar concavo, com a aplicação de mais demãos resolve-se este problema irritante

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Em baixo, o tablier já terminado, com a luz avisadora já colocada e os mostradores com a profundidade necessária, conferida pelo verniz aplicado:

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Agora, os A/N fittings:

Após consultar as imagens de referência, reparei que as tubagens de água para o radiador traseiro e combustível passavam pelo interior do cockpit, achei que deveria colocar estes detalhes no interior do Celica porque vão dar mais um pouco de vida e realismo ao modelo.

Encomendei por isso as tubagens em malha de aço e estas uniões hidraulicas em resina que necessitam de ser pintadas para simular as cores características destes acessórios, foi um trabalho de paciência, primeiro pintei tudo de prateado e depois detalhei com vermelho e azul transparente da Tamiya:

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Os faróis traseiros e piscas dianteiros:

Aqui o trabalho de pintura foi um pouco mais simples, os faróis traseiros foram pintados por dentro com vermelho e laranja acrílicos da Tamiya e os piscas com o mesmo laranja, também pelo lado de dentro, depois envernizei a parte de fora de todos com verniz X-22 acrílico, também da Tamiya, o verniz aplicado por fora, assim como a tinta transparente aplicada por dentro têm a vantagem de simular e fazer reduzir a espessura da plástico, quem olha fica com sensação que o plastico transparente não é tão grosso como o é na realidade, ficando mais à escala.

Depois pintei os frisos em preto semi-brilhante para simular as borrachas que os faróis costumavam ter À sua volta nos carros desta época e que são bem visíveis nas fotos de referência:

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Transparência total e detalhe interior bem visivel, como podem ver:

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Por hoje é tudo, para a próxima voltamos ao chassis, ainda há muito trabalho para mostrar!!


Grande abraço!!

Kostinha

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