Toyota Celica Twin Cam Turbo, Juha Kankkunen, Rali de Portugal 1984 - kit Aoshima/Beemax

Responder
Avatar do Utilizador
Kostinha
Mensagens: 8
Registado: domingo fev 10, 2019 8:26 am

Toyota Celica Twin Cam Turbo, Juha Kankkunen, Rali de Portugal 1984 - kit Aoshima/Beemax

Mensagem por Kostinha » domingo mar 10, 2019 9:36 am

Olá amigos.

Encontro-me neste momento a ultimar a construção deste excelente kit da Beemax, que representa o carro com que o Juha KKK participou no Rali de Portugal de 1984.

Imagem

O kit é um produto da recente marca Beemax, uma afiliada da Aoshima e podemos dizer que apesar de simples, representa na perfeição o modelo que se propõe homenagear.

Imagem

Para além do kit em si, comprei também o conjunto de detalhe que a Beemax lança com todos os seus modelos, este conjunto é composto por cintos de segurança, uma antena e respectiva base e todos os detalhes em material fotogravado que nos permitirão detalhar ao máximo o nosso modelo.

Nas imagens seguintes mostro as fotos do conjunto, mas neste caso, para a versão do Rali Safari, que possui mais algumas peças em metal fotogravado.

Imagem

Imagem

Posto isto, passemos às imagens, ao contrário do que é habitual nas minhas construções, desta vez resolvi começar o kit pela carroceria, normalmente começo pela parte mecânica, jantes, suspensões, etc.

Infelizmente só comecei a fotografar os progressos num estágio bastante avançado, e após ter feito a limpeza de todas as peças do kit, comecei por pintar de branco a carroceria, o fundo do carro,o capot do motor, as matriculas, as tampas dos faróis suplementares e a parte branca das jantes (cada jante é composta por duas partes, o centro branco e o aro exterior em cromado), utilizei primário branco da Tamiya e depois o conhecido TS-26 Pure White da mesma marca.

Imagem

Imagem

Após a pintura, coloquei as peças a secar durante duas semanas para as preparar para o complexo trabalho de decalques que se avizinhava.

Continua...

Um abraço a todos.
Última edição por Kostinha em quinta mar 14, 2019 5:31 pm, editado 1 vez no total.

Avatar do Utilizador
ricpavao
Mensagens: 23
Registado: domingo fev 10, 2019 10:08 pm
Localização: Ponta Delgada
Contacto:

Re: Toyota Celica Twin Cam Turbo, Juha Kankkunen, Rali de Portugal 1984 - kit Aoshima/Beemax

Mensagem por ricpavao » domingo mar 10, 2019 10:46 pm

Boa Noite Kostinha.

Aguardo pela continuação do trabalho (promete).
Ricardo Pavão

Avatar do Utilizador
Kostinha
Mensagens: 8
Registado: domingo fev 10, 2019 8:26 am

Re: Toyota Celica Twin Cam Turbo, Juha Kankkunen, Rali de Portugal 1984 - kit Aoshima/Beemax

Mensagem por Kostinha » segunda mar 11, 2019 8:42 pm

Boas.

Continuando; após deixar a carroceria secar, passei à fase de colocação dos decalques, uma tarefa complicada devido à grande dimensão dos decalques vermelhos que decoram a carroceria e que têm que ficar perfeitamente alinhados, a folha fornece-nos 3 grandes decalques para fazer as partes vemelhas, uma para o tejadilho e outras duas, para as laterais.

O que não esperava é que estes decalques fossem provavelmente os melhores que conheci até hoje, são perfeitos no corte, suaves, moldam-se muito bem às formas da carroceria e praticamente nem precisaram de amaciadores, uma agradável surpresa, seguem as fotos:

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Como podem ver, os decalques vermelhos assentaram como uma luva na carroceria, após este passo mais complicado, restou-me colocar os restantes e deixei a carroceria a secar vários dias antes de aplicar o verniz brilhante para selar tudo.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Com decalques assim é outra coisa

Imagem

Por hoje é tudo, no próximo post, o envernizamento e respectivo polimento.

Um grande abraço

Kostinha

Avatar do Utilizador
Smiley
Mensagens: 81
Registado: quarta jan 30, 2019 4:33 pm
Contacto:

Re: Toyota Celica Twin Cam Turbo, Juha Kankkunen, Rali de Portugal 1984 - kit Aoshima/Beemax

Mensagem por Smiley » quinta mar 14, 2019 2:18 pm

Bem... este modelo é merecedor de um acompanhamento total, pois a qualidade exibida na construção até ao momento é simplesmente notável.
É disto que a gente gosta! ImagemImagem

Um abraço
Imagem

Avatar do Utilizador
Mike
Mensagens: 20
Registado: quinta mar 14, 2019 2:03 pm

Re: Toyota Celica Twin Cam Turbo, Juha Kankkunen, Rali de Portugal 1984 - kit Aoshima/Beemax

Mensagem por Mike » quinta mar 14, 2019 4:43 pm

:o Este carro é sóbrio mas a Beemax fez um trabalho perfeito.

E quando as mãos também são boas o resultado só pode ser excelente.

Bom trabalho Kostinha, siga para o interior.

Abr ;)

Avatar do Utilizador
Kostinha
Mensagens: 8
Registado: domingo fev 10, 2019 8:26 am

Re: Toyota Celica Twin Cam Turbo, Juha Kankkunen, Rali de Portugal 1984 - kit Aoshima/Beemax

Mensagem por Kostinha » quinta mar 14, 2019 5:30 pm

Boas pessoal,

Obrigado pelos comentários, são um incentivo para continuar esta aventura!

Passemos ao que interessa:


Depois de deixar os decalques da carroceria a secar durante cerca de uma semana, foi altura de aplicar o verniz brilhante para selar todos os decalques e dar um pouco de brilho ao modelo, assim sendo, utilizei meu verniz preferido, o Mr. Hobby Gloss TopCoat, fabricado pela Gunze.

Imagem

Gosto muio deste verniz por várias razões, a saber:

-É auto-nivelante.

- Não ataca os decalques.

- Não tem aquele brilho tipo "rebuçado", tipico do verniz 2K, o que por si já é uma vantagem, pois o brilho também tem que ter escala.

- É fácil e rápido de polir.

Apliquei este verniz em 4 camadas distintas, as duas primeiras foram muito leves, apenas uns ligeiros borrifos na zona dos decalques, a terceira foi um pouco mais pesada, já à procura de brilho na carroceria e a última, que foi bastante molhada, a cobrir toda a carroceria.

De seguida deixo algumas imagens do verniz aplicado, durante a fase de secagem e antes do polimento.

Imagem

Imagem

Imagem

Como podem ver, o brilho não ficou com aquele aspecto artificial e os decalques ficaram bem selados, sem parecer que estão submersos no verniz. Por outro lado, também é notória o nivelamento da pintura, sem grandes desníveis na zona dos decalques.

Após o envernizamento, coloquei as peças a secar dentro de uma caixa plástica durante 3 semanas e meia, após esse tempo, inspeccionei as peças e passei ao envernizamento, com as 3 massas de polir da Tamiya:

Imagem

Foi um trabalho de paciência que durou apenas uma tarde, com várias paragens pelo meio, para verificar o resultado e aliviar a vista (que já sofre os efeitos da idade, eheheh)

Este foi o resultado final:

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Espero que tenham gostado.

Abraços a todos.

Kostinha

Avatar do Utilizador
Smiley
Mensagens: 81
Registado: quarta jan 30, 2019 4:33 pm
Contacto:

Re: Toyota Celica Twin Cam Turbo, Juha Kankkunen, Rali de Portugal 1984 - kit Aoshima/Beemax

Mensagem por Smiley » quinta mar 14, 2019 11:18 pm

Bem... mesmo nesta fase o trabalho está simplesmente soberbo.
O brilho do verniz não parece nada exagerado e sela muito bem os decalques.
Agora espero com alguma ansiedade o modelo terminado.
Continuação de bom trabalho.

Um abraço
Imagem

Avatar do Utilizador
Kostinha
Mensagens: 8
Registado: domingo fev 10, 2019 8:26 am

Re: Toyota Celica Twin Cam Turbo, Juha Kankkunen, Rali de Portugal 1984 - kit Aoshima/Beemax

Mensagem por Kostinha » sábado mar 16, 2019 2:28 pm

Olá.

Com a carroceria "praticamente" terminada, é altura de passar às restantes peças do kit.

No meu caso, prefiro limpar e preparar todas as peças de uma só vez, porque assim consigo fazer as pré-colagens que poupam muito trabalho, consigo também fazer dos "DRY-FITS" necessários antes de colar, de modo a verificar os alinhamentos das peças e se existem correcções a fazer, é também nesta altura que colo as peças em "photo-etched" nas peças plásticas, para evitar ter que pintar as peças em separado.

Vamos às imagens:

O radiador com a grelha em photo-etched já colada.
Imagem

O conjunto do diferencial traseiro/suspensões em "dry-fit", para verificar alinhamentos e correções.
Imagem

De seguida pintei quase todas as peças com primário cinzento da Tamiya, excepto os extintores que foram pintadas com primário branco.

Imagem

Imagem

Uma semana depois, voltei a inspeccionar as peças, corrigi algumas imperfeições e lavei-as com água e detergente da loiça para retirar quaisquer impurezas e resíduos de gordura que pudessem prejudicar a pintura, após a secagem pintei as peças todas, seguindo sempre as instruções e coloquei-as a secar durante cerca de duas semanas.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Nesta altura aproveitei também para remover o cromado dos aros das jantes porque não gostei do aspecto que trazia de origem, estava muito, digamos, "infantil", coloquei os aros dentro de lixívia e assim que o cromado saiu lavei as peças e pintei-as(sem primário) com preto brilhante da Tamiya, para em seguida aplicar o novo cromado da mesma marca, confesso que fiquei agradavelmente surpreendido com a qualidade desta nova tinta e com o acabamento brilhante que proporciona.

Imagem

Imagem

Espero que tenham gostado.

Abraço a todos.

Kostinha

Avatar do Utilizador
Mike
Mensagens: 20
Registado: quinta mar 14, 2019 2:03 pm

Re: Toyota Celica Twin Cam Turbo, Juha Kankkunen, Rali de Portugal 1984 - kit Aoshima/Beemax

Mensagem por Mike » sábado mar 16, 2019 9:06 pm

;) de "vento em popa"....

belo trabalho.

Essas jantes vão ficar um "must".

Força Kostinha, estamos contigo !! :)

siga

Abr ;)

Responder

Voltar para “Trabalhos em progresso”