Toyota Celica Twin Cam Turbo, Juha Kankkunen, Rali de Portugal 1984 - kit Aoshima/Beemax

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Kostinha
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Toyota Celica Twin Cam Turbo, Juha Kankkunen, Rali de Portugal 1984 - kit Aoshima/Beemax

Mensagem por Kostinha » domingo mar 10, 2019 9:36 am

Olá amigos.

Encontro-me neste momento a ultimar a construção deste excelente kit da Beemax, que representa o carro com que o Juha KKK participou no Rali de Portugal de 1984, está a ser construido desde meados de Outubro e todos os passos de construção têm sido publicados na minha página de modelismo no Facebook (Kostinha´s Scale Models), decidi aceitar o repto do Administrador do MF43, que tem seguido a montagem na minha página, para publicar os mesmos passos de construção aqui no Fórum, que felizmente já se encontra online e revitalizado.

Vamos ao trabalho:

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O kit é um produto da recente marca Beemax, uma afiliada da Aoshima e podemos dizer que apesar de simples, representa na perfeição o modelo que se propõe homenagear.

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Para além do kit em si, comprei também o conjunto de detalhe que a Beemax lança com todos os seus modelos, este conjunto é composto por cintos de segurança, uma antena e respectiva base e todos os detalhes em material fotogravado que nos permitirão detalhar ao máximo o nosso modelo.

Nas imagens seguintes mostro as fotos do conjunto, mas neste caso, para a versão do Rali Safari, que possui mais algumas peças em metal fotogravado.

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Posto isto, passemos às imagens, ao contrário do que é habitual nas minhas construções, desta vez resolvi começar o kit pela carroceria, normalmente começo pela parte mecânica, jantes, suspensões, etc.

Infelizmente só comecei a fotografar os progressos num estágio bastante avançado, e após ter feito a limpeza de todas as peças do kit, comecei por pintar de branco a carroceria, o fundo do carro,o capot do motor, as matriculas, as tampas dos faróis suplementares e a parte branca das jantes (cada jante é composta por duas partes, o centro branco e o aro exterior em cromado), utilizei primário branco da Tamiya e depois o conhecido TS-26 Pure White da mesma marca.

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Após a pintura, coloquei as peças a secar durante duas semanas para as preparar para o complexo trabalho de decalques que se avizinhava.

Continua...

Um abraço a todos.
Última edição por Kostinha em domingo abr 14, 2019 3:50 pm, editado 2 vezes no total.

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ricpavao
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Re: Toyota Celica Twin Cam Turbo, Juha Kankkunen, Rali de Portugal 1984 - kit Aoshima/Beemax

Mensagem por ricpavao » domingo mar 10, 2019 10:46 pm

Boa Noite Kostinha.

Aguardo pela continuação do trabalho (promete).
Ricardo Pavão

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Kostinha
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Re: Toyota Celica Twin Cam Turbo, Juha Kankkunen, Rali de Portugal 1984 - kit Aoshima/Beemax

Mensagem por Kostinha » segunda mar 11, 2019 8:42 pm

Boas.

Continuando; após deixar a carroceria secar, passei à fase de colocação dos decalques, uma tarefa complicada devido à grande dimensão dos decalques vermelhos que decoram a carroceria e que têm que ficar perfeitamente alinhados, a folha fornece-nos 3 grandes decalques para fazer as partes vemelhas, uma para o tejadilho e outras duas, para as laterais.

O que não esperava é que estes decalques fossem provavelmente os melhores que conheci até hoje, são perfeitos no corte, suaves, moldam-se muito bem às formas da carroceria e praticamente nem precisaram de amaciadores, uma agradável surpresa, seguem as fotos:

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Como podem ver, os decalques vermelhos assentaram como uma luva na carroceria, após este passo mais complicado, restou-me colocar os restantes e deixei a carroceria a secar vários dias antes de aplicar o verniz brilhante para selar tudo.

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Com decalques assim é outra coisa

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Por hoje é tudo, no próximo post, o envernizamento e respectivo polimento.

Um grande abraço

Kostinha

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Re: Toyota Celica Twin Cam Turbo, Juha Kankkunen, Rali de Portugal 1984 - kit Aoshima/Beemax

Mensagem por Smiley » quinta mar 14, 2019 2:18 pm

Bem... este modelo é merecedor de um acompanhamento total, pois a qualidade exibida na construção até ao momento é simplesmente notável.
É disto que a gente gosta! ImagemImagem

Um abraço
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Mike
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Re: Toyota Celica Twin Cam Turbo, Juha Kankkunen, Rali de Portugal 1984 - kit Aoshima/Beemax

Mensagem por Mike » quinta mar 14, 2019 4:43 pm

:o Este carro é sóbrio mas a Beemax fez um trabalho perfeito.

E quando as mãos também são boas o resultado só pode ser excelente.

Bom trabalho Kostinha, siga para o interior.

Abr ;)

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Kostinha
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Re: Toyota Celica Twin Cam Turbo, Juha Kankkunen, Rali de Portugal 1984 - kit Aoshima/Beemax

Mensagem por Kostinha » quinta mar 14, 2019 5:30 pm

Boas pessoal,

Obrigado pelos comentários, são um incentivo para continuar esta aventura!

Passemos ao que interessa:


Depois de deixar os decalques da carroceria a secar durante cerca de uma semana, foi altura de aplicar o verniz brilhante para selar todos os decalques e dar um pouco de brilho ao modelo, assim sendo, utilizei meu verniz preferido, o Mr. Hobby Gloss TopCoat, fabricado pela Gunze.

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Gosto muio deste verniz por várias razões, a saber:

-É auto-nivelante.

- Não ataca os decalques.

- Não tem aquele brilho tipo "rebuçado", tipico do verniz 2K, o que por si já é uma vantagem, pois o brilho também tem que ter escala.

- É fácil e rápido de polir.

Apliquei este verniz em 4 camadas distintas, as duas primeiras foram muito leves, apenas uns ligeiros borrifos na zona dos decalques, a terceira foi um pouco mais pesada, já à procura de brilho na carroceria e a última, que foi bastante molhada, a cobrir toda a carroceria.

De seguida deixo algumas imagens do verniz aplicado, durante a fase de secagem e antes do polimento.

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Como podem ver, o brilho não ficou com aquele aspecto artificial e os decalques ficaram bem selados, sem parecer que estão submersos no verniz. Por outro lado, também é notória o nivelamento da pintura, sem grandes desníveis na zona dos decalques.

Após o envernizamento, coloquei as peças a secar dentro de uma caixa plástica durante 3 semanas e meia, após esse tempo, inspeccionei as peças e passei ao envernizamento, com as 3 massas de polir da Tamiya:

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Foi um trabalho de paciência que durou apenas uma tarde, com várias paragens pelo meio, para verificar o resultado e aliviar a vista (que já sofre os efeitos da idade, eheheh)

Este foi o resultado final:

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Espero que tenham gostado.

Abraços a todos.

Kostinha

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Re: Toyota Celica Twin Cam Turbo, Juha Kankkunen, Rali de Portugal 1984 - kit Aoshima/Beemax

Mensagem por Smiley » quinta mar 14, 2019 11:18 pm

Bem... mesmo nesta fase o trabalho está simplesmente soberbo.
O brilho do verniz não parece nada exagerado e sela muito bem os decalques.
Agora espero com alguma ansiedade o modelo terminado.
Continuação de bom trabalho.

Um abraço
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Re: Toyota Celica Twin Cam Turbo, Juha Kankkunen, Rali de Portugal 1984 - kit Aoshima/Beemax

Mensagem por Kostinha » sábado mar 16, 2019 2:28 pm

Olá.

Com a carroceria "praticamente" terminada, é altura de passar às restantes peças do kit.

No meu caso, prefiro limpar e preparar todas as peças de uma só vez, porque assim consigo fazer as pré-colagens que poupam muito trabalho, consigo também fazer dos "DRY-FITS" necessários antes de colar, de modo a verificar os alinhamentos das peças e se existem correcções a fazer, é também nesta altura que colo as peças em "photo-etched" nas peças plásticas, para evitar ter que pintar as peças em separado.

Vamos às imagens:

O radiador com a grelha em photo-etched já colada.
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O conjunto do diferencial traseiro/suspensões em "dry-fit", para verificar alinhamentos e correções.
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De seguida pintei quase todas as peças com primário cinzento da Tamiya, excepto os extintores que foram pintadas com primário branco.

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Uma semana depois, voltei a inspeccionar as peças, corrigi algumas imperfeições e lavei-as com água e detergente da loiça para retirar quaisquer impurezas e resíduos de gordura que pudessem prejudicar a pintura, após a secagem pintei as peças todas, seguindo sempre as instruções e coloquei-as a secar durante cerca de duas semanas.

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Nesta altura aproveitei também para remover o cromado dos aros das jantes porque não gostei do aspecto que trazia de origem, estava muito, digamos, "infantil", coloquei os aros dentro de lixívia e assim que o cromado saiu lavei as peças e pintei-as(sem primário) com preto brilhante da Tamiya, para em seguida aplicar o novo cromado da mesma marca, confesso que fiquei agradavelmente surpreendido com a qualidade desta nova tinta e com o acabamento brilhante que proporciona.

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Espero que tenham gostado.

Abraço a todos.

Kostinha

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Re: Toyota Celica Twin Cam Turbo, Juha Kankkunen, Rali de Portugal 1984 - kit Aoshima/Beemax

Mensagem por Mike » sábado mar 16, 2019 9:06 pm

;) de "vento em popa"....

belo trabalho.

Essas jantes vão ficar um "must".

Força Kostinha, estamos contigo !! :)

siga

Abr ;)

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Re: Toyota Celica Twin Cam Turbo, Juha Kankkunen, Rali de Portugal 1984 - kit Aoshima/Beemax

Mensagem por Kostinha » segunda mar 25, 2019 7:18 pm

Boas tardes a todos.

Continuemos:

Hoje mostro o trabalho efectuado nas jantes, como disse anteriormente, cada uma destas jantes são compostas por duas partes distintas: o centro branco e o aro exterior com acabamento de aluminio polido, sendo assim, depois de pintar todas estas partes nas cores indicadas, detalhei os centros brancos, pintei as porcas e dei um wash com panel liner da Tamiya em cada uma delas. Depois, nos aros, apliquei também um pouco do liner na zona mais central para fazer sobressair aquelas saliências que "deveriam" representar as porcas de aperto do aro na parte branca da jante.

Comtudo seco, uni as duas partes e confesso que gostei so resultado obtido:

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Para completar o conjunto visual , instalei também os pneus:

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Na fase seguinte, coloquei os decalques nos pneus (que são mate) e não gostei do resultado porque os mesmos tinham muito filme e criaram muito "silvering" na superficie por baixo deles, ora, como resolver isto?

Foi fácil, utilizei o "weathering set master D" da Tamiya e apliquei um pouco de "oil stain" por cima dos decalques para lhes dar aquele ar de pneu que esteve deitado no chão ou empilhado antes de ser colocado no carro, nas imagens seguintes mostro o set que utilizei e também um comparativo entre o aspecto dos pneus, o "antes (em baixo)e o depois (em cima)":

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Como podem ver o resultado é completamente diferente e muito aproximado do real, os pneus não estão desgastados nem sujos, os logos é que perderam aquele ar demasiado clean que não é real. Para terminar desenhei as setas de sentido de rotação dos pneus, com um marcador de ponta fina branca, e por cima do desenho, apliquei mais um pouco de oil stain para uniformizar toda a parede lateral dos pneus:

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E por hoje é tudo, espero que tenham gostado.

Continua em breve................

Kostinha

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